domingo, 19 de agosto de 2012

Diferenças Básicas entre Umbanda e Quimbanda


DIFERENÇAS BÁSICAS ENTRE UMBANDA E QUIMBANDA
Eis uma pergunta constante, que ronda nossos terreiros e assistência. Onde
estou? Que tipo “de linha” é a sua? No quê trabalha? Trabalha com Êxú?
Mas aqui se faz Umbanda?
Isso não é tão fácil de explicar, haja visto as diferenças regionais nesse país,
sem falar que há terreiros que aproximam-se mais de um do que de outro.
Desse modo, há os terreiros “puros”, ditos de “Linha Branca” (chamados
assim porque os uniformes são brancos, não sendo feitos de outra cor).
Há terreiros intermediários ditos de “linha Branca”, mas que também
trabalham com Exus, como o nosso.
Há os terreiros de Candomblé de Angola que tem giras de boiadeiros, que
nada mais são do que Caboclos, “encantados”.
Outros, praticam a Quimbanda “pura”, onde não há acesso para Caboclos e
Pretos-Velhos.
Alguns fazem Quimbanda, destinando um dia ou poucos para a chegada de
Caboclos e Pretos-Velhos, como festas anuais, com alguma orientação
espiritual desses quaisquer.
Outros de Nação (Culto de Nação, Batuque), mas que tem seus dias de
Umbanda ou praticam a Quimbanda.
Nesses “meios-termos” é que surgem as questões, as dúvidas...
Para tentar dirimir tanta confusão, iremos começar inspirando-nos e
adaptando o trabalho de Norton F. Corrêa (recomendamos aqui sua leitura)
que soube, magnificamente, dividir os cultos em três classificações básicas.
Outrossim, deixamos claro aqui que eliminamos os conceitos e a terceira
classificação regional do Batuque Sulino, no intuito de tornar nosso trabalho
aceitável em todo o país:
1. A Umbanda “Pura”, dita “Linha Branca”, “Magia Branca”, “Linha de
Caboclo” ou “Caboclo”
- Seu crescimento deu-se no início do século passado (1908).
- Elementos de origem banto, predominantes.
- O médium incorpora várias entidades e tem consciência que está
“incorporado”
- As entidades incorporantes são os “Guias”, Caboclos, Pretos-Velhos
e Orixás (ditos “Orixás de Umbanda(1)” (“mais relacionados ao
Candomblé Baiano”, segundo Norton).
- O uniforme é branco, semelhante aos uniformes de enfermagem,
para diferenciá-los do Africanismo.
- Pontos cantados em português, salvo algumas inclusões de
palavras africanas.
- Inexistência de sacrifício animal.
- O médium poderá sair do culto, tomando o cuidado de fazer os
devidos “desligamentos” e pedido de permissão às entidades.
- As sessões iniciam-se no início da noite e não ultrapassam a meianoite.
- Não há “assentamentos” quaisquer para os Guias (Caboclos, Pretos-
Velhos, Crianças/Yori), apenas imagens imantadas por esses guias
em gesso ou outros materiais.
- Reúne elementos culturais africanos, indígenas, orientais, espíritas
(“kardecistas”), europeus (principalmente portugueses).
- Os sacerdotes são chamados de “irmão, “irmã”, “Cacique”. Nunca
babalorixás, yalorixás ou muito menos babalaôs.
- Os terreiros são fiscalizados por Federações.
- São usados bebidas alcoólicas e tabaco, em uso mínimo.
- O salão é dividido em dois ambientes distintos para assistência e
corrente de médiuns. Ambos nunca se misturam.
- A autoridade dos dirigentes é menos rigorosa que em outros
segmentos afro-descendentes. Aceitam questionamentos e
respondem a todo tipo de pergunta.
- As casas mais tradicionais não se utilizam de tambor, apenas de
cantos ou palmas para acompanhar o ritmo. O tamboreiro sempre
será médium da casa.
- Colares de contas, sementes ou outros materiais em cores
variáveis.
- Possui “corpo doutrinário estabelecido e expresso (embasado no
Kardecismo) com ampla bibliografia na qual se buscam também os
conhecimentos rituais”.
- As sessões públicas são semanais.
- Só pode fazer “o bem” sendo que no máximo, pede-se “justiça
espiritual”.
- Os trabalhos são feitos em materiais simples, baratos. Pratica-se
em síntese a caridade sempre que possível.
2. “Linha Cruzada”, “Esquerda”, “Quimbanda”, “Linha Negra” ou “Magia
Negativa”
- Segundo Norton Corrêa, seu crescimento deu-se a menos de
quarenta anos atrás, provavelmente. É uma modalidade nova.
- As cores dos vestuários são coloridas, vibrantes, uso do preto. Uso
de muitos adereços, jóias.
- As cores do templo geralmente são pintadas em cores escuras.
- Não há a presença do estudo da doutrina espírita.
- As sessões podem ser semanais ou em espaços maiores.
- Fala-se que a casa é comandada por Exus ou “Eguns”.
- Inclusão necessária do sacrifício animal.
- Os sacerdotes são chamados de “dirigentes”.
- Não há a presença dos guias que alicerçam a Umbanda, tais como
Caboclos ou Pretos-Velhos ou “vêm” raramente, ou ainda pouco
orientam as diretrizes da casa. Os uniformes costumam ser
coloridos para essas entidades.
- Bebidas e tabaco são usados em grande quantidade.
- Colares de contas onde se apresenta a cor preta em suas
missangas.
- O tamboreiro pode ou não ser médium da casa. É permitido a
entrada de leigos para o uso dos mesmos.
- O médium sabe que incorpora, à semelhança da Umbanda.
- As sessões ultrapassam a meia-noite podendo prosseguir
madrugada adentro.
- Festas anuais de grande porte.
- A desvinculação ao culto é bem mais complicada do que na
Umbanda.
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- Faz-se o “bem” e o “mal” simultaneamente, de acordo com a
necessidade da assistência.
- Os trabalhos são onerosos, variando muito de preço.
O que propomos aqui, nesse trabalho, é o modelo das casas onde se
pratica a Umbanda dita “Linha Branca”, com todas as suas diretrizes,
permitindo o desenvolvimento, a elevação espiritual dos Exus em sessões
específicas para eles sendo que, ao terminar, sempre virá o Caboclo ou
Preto-Velho responsável que dará a “limpeza espiritual” do terreiro e sua
anuência para o término, já que representam a cúpula de comando dos
mesmos.
Nessas casas, já que sua diretriz é a Umbanda, não haverá o sacrifício
animal para os Exus, recebendo esses outros materiais, perfumes, bijuterias,
marafo (cachaça) e velas em encruzilhadas distantes da população. Podendo
ser “firmados” em tronqueiras (casinhas) receberão ali seus “agrados” e sua
imantação específica através do “assentamento” feito em vaso de tabatinga
(barro) encostado diretamente na terra (jamais sobre lajotas). Essas
tronqueiras serão “fechadas” (para que seus fluidos não se espalhem pelo
terreno) pelos Caboclos e Pretos-Velhos através de ponteiros de aço ou
outros materiais que serão citados pelas entidades.
Ou seja, aqui propomos um trabalho intermediário: onde a Umbanda
nunca perderá sua orientação primeira e Êxú terá a oportunidade de
trabalho e evolução, mas sem o sacrifício animal e sendo totalmente proibido
a prática de feitiços para “o mal” nesses lugares.
Quanto ao que seja “bem” ou “mal”, todos conhecemos seu significado.
Cremos que assim encontraremos o devido equilíbrio, nos tempos
atuais onde se ignorar a “esquerda”, vetando-lhes a oportunidade de luz, já é
um crime contra a Caridade.

                         Texto extraido do livro "Exu Desvendado". Miriam Prestes

23 comentários:

  1. Agradeço a citação de meu livro, O Batuque do Rio Grande do Sul. Realmente, não é fácil classificar cada templo, quanto aos rituais que pratica, terminando-se por ter de estabelecer classificações generalizantes. Mas as coisas são assim mesmo, a realidade nem sempre é totalmente contemplada em pesquisas, sempre se trabalha com fragmentos dela.
    Aproveito o ensejo para informar que o livro citado está disponível no sítio de vendas OLX
    Atenciosamente
    Norton F. Corrêa

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  2. Ei cara me explica uma coisa rapidinho que eu nao entendi muito bem, porque tudo mundo fala que a quimbanda é o lado esquerdo da umbanda ? Isso ta totalmente incorreto se voce for ver realmente, a quimbanda surgiu muito tempo antes de existir o descobrimento do Brasil, isso que as pessoas acabam passando pra outras pessoas é uma coisa errada, porque a umbanda foi criada aqui pelo povo brasileiro, entao nao teria que dizer que a quimbanda ela é o lado esquerdo da africa, e as pessoas tambem ficam muito antenadas as coisas que possuem na internet, e na internet nao é nada correto, pessoas sem experiencia vao falar sobre o assunto e acabam colocando um monte de baboseiras sem fazer a minima ideia do que estao falando e tambem as pessoas nao vao muito afundo para poder estudar direito a quimbanda, a quimbanda é muito mais bonita e complexa que a umbanda por isso o pessoal opta por ir na umbanda e falaram que a quimbanda é o lado esquerdo, pessoas que falam sem ter conhecimento algum

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    1. a e mais uma coisa, nao existe essa de "Bem" e "Mal" nao tem essa cara, nao é as entidades que cultuam isso, ela apenas fazem o que as pessoas mandam, quem tem a maldade no corpo, coração e na mente, é o propio ser humano. E o sacrificio do animal nao é comum da quimbanda, a pessoa que possue a entidade que tem a decisao de querer o uso de animais ou nao

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  3. Sou espirita,dizer espirita Crista e principalmente espirita Kardecista e redundancia posto que,o unico espiritismo q.existe e o codifico por Kardec;dizer tambem mesa branca e revoltante,Umbanda,Quimbanda e Candoble NAO E ESPIRITISMO!Alias o q.prejudica o Espiritismo Cristao e essa confusao q.fazem com as chamadas"religioes africanas",confundem orixas com espiritos.nada a ver.P. mim Umbanda,Quimbanda,e Candomble nem sao religioes.

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    1. Boa tarde, o kardecismo também não é considerada religião. Há muitos canais kardecistas apoiados pela FEB onde a senhora poderá acompanhar palestras, muitas fantásticas onde aprendi uma passagem muito apoiada pelos espíritos de que o kardecismo não veio destruir as religiões, mas trazer luz a estas.É preciso estudar e se informar antes de sair falando o que é ou não religião, o próprio dicionário lhe dará uma ideia mais clara. Outra informação o espiritismo já era praticado antes do Kardecismo e digo o espiritismo baseados nos evangelhos leia Ave Cristo e Há Dois Mil Anos de Emmanuel - Chico Xavier.

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    2. Ao ler seu comentário, Rita Chinelate, estou a me perguntar: vc é espírita MESMO????? Haja vista sua colocação, ao meu ver, denotar que você ainda tem muito o que aprender no Espiritismo... Entretanto, RESPEITO seu posicionamento, pois acredito piamente que no decorrer dos seus estudos kardecistas, você tomará ciência de que toda e qualquer prática religiosa MERECE SER RESPEITADA. Muita LUZ para você e ESTUDE MAIS KARDEC, assim vc não mais fará comentários infudados...

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    3. Rita Chinelati, vc realmente tem muito a aprender, como vc se diz espírita se pratica a intolerância?
      Recomendo muita leitura pq vc demonstrou que nem sabe direito o que significa "espiritismo"

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    4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Sou espirita,dizer espirita Crista e principalmente espirita Kardecista e redundancia posto que,o unico espiritismo q.existe e o codifico por Kardec;dizer tambem mesa branca e revoltante,Umbanda,Quimbanda e Candoble NAO E ESPIRITISMO!Alias o q.prejudica o Espiritismo Cristao e essa confusao q.fazem com as chamadas"religioes africanas",confundem orixas com espiritos.nada a ver.P. mim Umbanda,Quimbanda,e Candomble nem sao religioes.

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    1. Rita,sou kardecista e umbandista. Acho que você deve ler mais antes de opinar de maneira tão preconceituosa ;)

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  5. Primeiramente, gostaria de esclarecer que o mal ou o bem, estão na consciência das humanas criaturas. Segundo que nao exite magia branca ou negra e sim magia, que é Deus. Ser branca ou negra, está na consciência de quem a manipula, em função do livre arbítrio. Saber que umbanda é a lei e quimbanda a passiva da lei é dirimir, que é o oposto da lei, em função do próprio livre arbítrio. Podemos e devemos absorver o conhecimento de outras religiões, ampliando assim nosso universo espiritual. Na verdade temos a aprender com todos e todos tem a aprender conosco, quando a única religião for o amor, o que existiram serão práticas diferentes desse mesmo amor, umbanda é nossa prática de amor. Cada um ou cada grupo Umbandista realiza seus trabalhos, sessões, segundo seu ponto de vista, sem deixar de ser Umbanda. Cada casa, templo ou tenda é diferente um do outro e todos são centros ou" igrejas de umbanda".o que há em comum é a essência e nao a forma. Sacerdote umbandista Sidnei Lucas.

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  6. Primeiramente, gostaria de esclarecer que o mal ou o bem, estão na consciência das humanas criaturas. Segundo que nao exite magia branca ou negra e sim magia, que é Deus. Ser branca ou negra, está na consciência de quem a manipula, em função do livre arbítrio. Saber que umbanda é a lei e quimbanda a passiva da lei é dirimir, que é o oposto da lei, em função do próprio livre arbítrio. Podemos e devemos absorver o conhecimento de outras religiões, ampliando assim nosso universo espiritual. Na verdade temos a aprender com todos e todos tem a aprender conosco, quando a única religião for o amor, o que existiram serão práticas diferentes desse mesmo amor, umbanda é nossa prática de amor. Cada um ou cada grupo Umbandista realiza seus trabalhos, sessões, segundo seu ponto de vista, sem deixar de ser Umbanda. Cada casa, templo ou tenda é diferente um do outro e todos são centros ou" igrejas de umbanda".o que há em comum é a essência e nao a forma. Sacerdote umbandista Sidnei Lucas.

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  7. Gostaria de saber por que na umbanda não cobra para fazer os trabalhos espirituais e na quimbanda se cobra?

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  8. Senhora Rita.
    A confusão é feita pela ignorância, preconceito e falta de leitura sobre o assunto.
    att
    Derly Ceyla Hostert

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  9. acho que religiao e politica nao se descute

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  10. A Religião foi inventada pelos homens, pois cada um interpreta a Bíblia da sua maneira.
    Não existe bem ou mal. Existe leis espirituais.
    Os Exus são forças da natureza.
    Eu já trabalhei numa casa espírita Kardecista onde alguns médiuns trabalhavam escondidos com essas entidades que são muito frequentes a até seres de outros planetas.
    No fim das contas somos todos iguais com graus diferente na evoluição espiritual.
    O bem e mal está no caráter de cada um.

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  11. o bem e o mal tem sua origem bem antes da existência humana, o que fazemos é que se encaixa em um ou outro contexto. Não somos nós que produzimos o bem ou o mal, apenas seguimos uma ou outra diretriz. É difícil mas a nossa participação nesse mundo é passiva. Não podemos presumir que podemos subir ao patamar de seres determinantes. o bem e o mal não está dentro de nós, porém se encontra ao nosso alcance. Não podemos rotular a fé de alguém ou de um grupo ao nosso bel prazer, pois não existe religião superior a outra, nem abaixo ou inferior. Me considero um cristão autêntico, que longe do sectarismo religioso aprendi a ter meus olhos fixo no Mestre Jesus, nem isso me torna alguém mais especial, pois aprendi que abaixo Dele, todos são iguais...

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  12. Jesus passou pela terra para que nos unissemos em amor, instrui-vos uns aos outros também e tende tolerância com a consciência alheia, cada um tem um tempo para assimilar o conhecimento do espiríto da verdade. O amor não é religião e sim libertação. Conhecereis a verdade e ela vos libertará. Estamos em constante aprendizado e quanto mais me aprofundo na minha espiritualidade mais percebo o quão Deus está presente desenvolvendo a todas as religiões, pessoas em geral. Na família de minha mãe são Umbandistas, eu conheci a Doutrina Espirita no qual aprendi muito, atualmente estudo a bíblia mais profundamente junto a amigos evangélicos maravilhosos, fui visitar um país africano recentemente e vi Religiões que só lá tem, minha sogra lá é da Quimbanda , tenho amigos que estudam Ufologia, outros super misticos, outros que sãoJaponeses e vem do Xintoísmo... enfim Jesus para uns Deus, para outros o espiríto mais iluminado que passou pelo planeta terra, para outros ele é apenas um dos Jesuses que existem, para outros ele é o governador do planeta terra.... mais até no Budismo Japonês os princípios morais explicados por Jesus estão presentes... no final tudo isso é para nós seres humanos, você que está lendo, parar e pensar.. até um ateu tem potencial para crescer se agir moralmente corretamente, a lei divina é para todos. Faça o bem , faça ao próximo o que gostaria que fizesse para você e tudo ficará sempre bem. No final era tudo entre você e Deus. Compreenda, perdoe, se perdoe , se compreenda... e um processo continuo de amar e se amar... olhe para si e sim faça a reforma intíma, esse é o caminho para entendermos todos os ensinamentos do bem. Paz a todos e que todo trabalho que fizerdes que seja para edificar o outro. Namastê

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Quem sou eu

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Esse é um blog feito para quem tem fé na umbanda,e quer aprender um pouquinho mais sobre essa religião. Salve Iansã, Orixá dos ventos. Rainha das tempestades. Mãe que afugenta para bem longe os que nos querem fazer mal. Deusa guerreira e corajosa, que defende seus filhos com a espada de cobre. Mãe da alegria e do bom viver, que teus ventos abra meus Caminhos, encoraje minha Alma e alegre meu coração. Ê PARREIA OYÁ!